Amor preto, para além dos amores inter-raciais…

Publicado por Griot Brazil em

Eu acredito que o que mais incomoda nos relacionamentos inter-raciais é o fato de ter existido uma corrente de pensamento proto-racista que utilizava ou utiliza o relacionamento entre pessoas de raças diferentes exatamente para eliminar a raça indesejada. Claro que neste caso a raça indesejada é a raça negra.  Ao longo da história foi recorrente o uso deste tipo de estratégia para diminuir a percentagem de negros no nosso país. Negar isso, é ignorância ou má fé.  Todavia, existem pessoas contra e a favor desse tipo de relacionamento e cada qual tem o seu próprio ponto de vista sobre este assunto. Porém, o que não se tem debatido são os efeitos de cada escolha feita para um lado ou para o outro.

Outro ponto que merece ser destacado é que o amor preto existe, apesar dos crivos estéticos que brancos e negros utilizam para escolher seus pares. Ninguém esta dizendo que temos que ficar com qualquer um(a), mas que temos que reaprender a ver beleza em nós mesmo. Temos que aprender a enxergar para além desse olhar racialmente subalterno que vigora entre as estrelas negras ascendentes no nosso país e em boa parte do mundo.  Temos que entender que existe uma vasta quantidade de negros(as) que optaram por alguém mais próximo da sua realidade. E que a teoria do amor não tem cor, é facilmente descartada se olharmos para a realidade dos relacionamentos inter-raciais no Brasil. Os negros (as) que se casam com brancas (os) na maioria das vezes é a parte rica e bem sucedida do relacionamento. Até parece que essa pratica recorrente é uma espécie de dote que temos que pagar aos brancos por eles nos emprestarem um ethos social aceito pela sociedade. No entanto, o que vemos na maioria desses relacionamentos é desejo sexual, fetiche e atração física sendo tratados como se fosse amor. Esses sentimentos são legais também, mas não podem de jeito nenhum ser confundido com o amor. Eu acho pelo menos. 

Acompanhe Griot Brazil também no twitter, acesse BrazilGriot e siga-nos…

Agora para falarmos sério e sem achismo sobre amor inter-racial devemos analisar friamente a questão. Porque esse não é o tipo de assunto que deve ser tratado com achismo, mas sim com dados concretos. Por isso acredito que esta questão toda é estatística, afinal, para um branco estar com uma mulher preta ela tem que necessariamente ter mais dinheiro e status que ele. Embora, existam outros contornos que faz com que essa regra, seja quebrada. Todavia, a mulher branca segue a mesma logica, para que ela tenha um homem preto ao seu lado, este tem que ter mais dinheiro e/ou status que ela. Às vezes até mesmo beleza. No entanto, os únicos que ficam nas redes sociais falando de amor são os pretos e pretas que ainda não encontraram sua alma-gêmea nórdica…

Por: Prettu JR


0 comentário

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: