Malcolm X explana o nacionalismo preto…

Publicado por Griot Brazil em

Nós somos Africanos, e aconteceu de estarmos na América. Nós não somos americanos; somos um povo que, outrora, era Africano, foi sequestrado e trazido para a América. Nós… Nossos antepassados não foram “Peregrinos”. Nós não desembarcamos na Rocha Plymouth – a Rocha Plymouth é que foi “desembarcada” em nós! Nós fomos trazidos para cá contra nossa vontade, não fomos trazidos até aqui para sermos cidadãos… não fomos trazidos aqui para desfrutar das benesses constitucionais, das quais eles falam tão bem hoje. Porque nós não fomos trazidos aqui para que hoje nos tornássemos “cidadãos”, e agora que em algum grau nós despertamos, e começamos a pedir coisas que eles dizem ser – supostamente – para todos os americanos, eles olham para nós com hostilidade e frieza.(…) O nacionalismo é a onda do presente e do futuro, é o nacionalismo que está trazendo a liberdade para todos os povos oprimidos no mundo. Foi o nacionalismo que trouxe a liberdade para os argelinos. Foi o nacionalismo que trouxe a liberdade para os nigerianos e para os ganeses. Foi o nacionalismo que trouxe liberdade ao povo de Uganda, Tanganica, do Sudão, da Somália. Os Africanos não conseguiram isto com “sit-in’s”, não conseguiram isto esperando, não conseguiram isto cantando “We Shall Overcome” – eles conseguiram através do nacionalismo! E você e eu iremos obtê-la através do nacionalismo!

Web Hosting

E o que dificulta que a filosofia do nacionalismo se espalhe entre os chamados negros? Nº1: eles acham que têm uma participação na América – eles pensam que têm um investimento neste país; o que fizemos: nós investimos 310 anos de trabalho escravo – 310 anos, nos quais cada dia suas mães e a minha, meu pai e os seus, trabalharam a troco de nada. E não com uma jornada de oito horas/dia, não existiam sindicatos naquela época. Eles trabalhavam do nascer ao pôr-do-sol, começavam quando ainda estava escuro e iam noite adentro, até não puderem enxergar mais. Eles nunca tiveram um dia de folga! E, no domingo, eles eram autorizados a sentar e cantar… sobre como, quando morressem, não seriam mais escravos – quando MORRESSEM, eles não seriam mais escravos… Então, eles subiriam aos Céus, e todos os dias seriam domingo…PropellerAds

Isso é uma vergonha! E estes 310 anos de trabalho escravo são a minha e a sua contribuição para esta economia e, em particular, sistema político. Façamos ele nos pagar o que nos deve. Vamos nos unir! E se é isto o que o negro quer, vamos nos juntar a ele. Vamos lhe mostrar como manter o esforço de batalha, vamos lhe mostrar como lutar! Vamos lhe mostrar como causar uma verdadeira revolução! Vamos fazê-lo parar de embromação!

Você não precisa de um debate!
Você não precisa de retórica política!
Você precisa é de AÇÃO!

Leia mais: Black Panther


0 comentário

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: