O Gangsta rap e as questões do dia a dia…

Publicado por Griot Brazil em

Por: Marcelo Silles…

Gangsta: Retrata assuntos ligados ao crime, drogas, acerto de contas, lei das ruas, polícia, bandido, favela e etc. A maioria das musicas de  gangsta rap possui um ritmo mais lento, batidas pesadas com predominância de bumbo e baixo em relação aos outros instrumentos. Existem gangstas raps com ritmo acelerado também, mas o peso, o assunto e a sonoplastia de tiros, sirenes e outros elementos são características próprias desse estilo.west costApesar de não conter um tom de ironia e sim um discurso áspero e direto, o estilo das letras pode ser comparado a um samba de raiz de “Bezerra da Silva“. É uma linguagem mais “malandreada” e com várias gírias.

O ritmo é bem envolvente tanto quanto um “funk” ou um “soul music“. Os temas retratam o crime de uma forma geral alertando e denunciando os problemas sociais e raciais ocorridos na periferia no intuito de que não permaneçam encobertos e sem solução.

Princípios de sobrevivência no gueto ou em qualquer outro lugar como o respeito, sinceridade, atitude são lembrados constantemente e colocados como “lei”. Problemas de repressão policial, tráfico, diferenças sociais, racismo e outros são colocados de forma direta no gangsta rap.

Em casos isolados, algumas letras atacam outros grupos, estão relacionadas abrigas de gangues, situações vividas na noite, nos becos e etc. No rap cada um expressa o que vive. Quem ouve, tira suas conclusões e absorve o que lhe convém.


1 comentário

Avatar

anisioluiz2008 · 08/08/2016 às 3:40 pm

Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: