O lado humano dos mitos…

Publicado por Griot Brazil em

Você tem que estar vivendo sob uma rocha, se você ainda não ouviu o nome de  Simone Biles, a ginasta número um do mundo nos jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro – Brasil Simone foi considera a maior ginasta de todos os tempos. O que muita gente não sabia e talvez não saiba é que Lauren Hill, que começou seu envolvimento na musica profissional com no grupo de rap e rhythm & blues, Fugees, tem algo em comum com ela. Lauren estudou na Columbia University, em Nova Iorque e trabalhou muito tempo com músicos de ascendência haitiana Pras Michel e Wyclef Jean a exemplo de Simone Biles que tem suas  origens neste pais da América Central.

Assim como acontece com a Jamaica, muita gente imagina que o Haiti fica no continente africano. No entanto, a antiga colônia francesa é uma país da América Central como já foi dito anteriormente, e se situa no Mar do Caribe, nas chamadas Grandes Antilhas. Localizado na ilha de Hispaniola, juntamente com a República Dominicana, com quem faz fronteira a leste, o Haiti está bem pertinho de Cuba, das Bahamas e da própria Jamaica de Usain Bolt, Bob Marley e tantos outros celebres cantores e corredores.

Fugees1Voltando a história de ginasta negra que conquistou o mundo com seu gingado e talento, lembramos que a menina Biles era muito jovem para se qualificar para os Jogos Olímpicos de 2012, mas ela havia dominado completamente o seu esporte desde a sua estreia sênior em 2013. Não apenas isso, ela é a primeira ginasta desde 1974 a ganhar quatro medalhas consecutivas. Além disso ela é também a primeira mulher a ser o que os americanos chamam de “All- around” tudo em volta, numa tradução livre, ela também foi campeã mundial três anos seguidos. Sem mencionar que ela ganhou  um total de quatorze campeonatos mundiais o maior numero já vencido por uma mulher americana.

Simone Arianne Biles nasceu em 14 de março de 1997, em Columbus, Ohio. Sua mãe biológica, Shanon Biles, era incapaz de cuidar de Simone ou seus outros filhos Ashley (sete anos mais velho que Simone), Tevin (cinco anos mais velho) e Adria (dois anos mais jovem), devido às drogas e alcoolismo, então as crianças estavam entrando e saindo de orfanatos. 37004D3F00000578-3732340-Adopted_father_Simone_Biles_right_with_Adria_Biles_and_Ron_Biles-a-26_1470850054306O pai do biológico  de Simone, Kelvin Clemons, também lutou contra o vício. O pai de Shanon, Ron Biles, e sua segunda esposa, Nellie Biles, que tinha dois filhos quase-adultos, Ron Jr. e Adam, começou temporariamente cuidar das crianças de Shanon mãe de Simone em 2000, no norte Houston subúrbio de Spring, Texas.

Em 2003 o casal adotou oficialmente os dois filhos mais novos, Simone e Adria, e irmã  de Biles Ron, a Jean, acabou por adotar os dois mais velhos. Ron, pai de Simone, é originária do Haiti, e é um controlador de tráfego aéreo aposentado, e Nellie Cayetano, mãe de Simone , emigrou de Belize, e é a ex-co-proprietária de uma cadeia de casas de repouso.

Simone Biles passou todo o seu ensino secundário como um homeschooler ou seja estudou em casa e se formou no verão de 2015. Ela assumiu verbalmente compromisso com UCLA, em 4 de agosto de 2014, anunciando sua decisão no Twitter. Ela planejava adiar a inscrição até depois dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Felizmente para todos nós acabou que não foi assim. Em 29 de julho de 2015, ela anunciou que iria virar profissional, perdendo sua elegibilidade NCAA. Sua irmã Adria também é uma ginasta.OLY-2016-RIO-CLOSING

Na imagem acima Simone como porta-bandeira dos EUA prende a bandeira nacional de seu país durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 2016.e seu país durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.  / AFP / Leon NEAL (Crédito da foto LEON NEAL / AFP / Getty Images)

Depois de ganhar cinco medalhas (quatro delas de ouro) em sua estréia olímpica, e tornando-se a ginasta mais condecorada da história dos Estados Unidos, Simone Biles embrulha o que foi sem dúvida o desempenho mais arrasador de qualquer ginasta olímpica até agora. O desempenho de Simone entra para a história da ginastica olímpica durante a era de pontuação aberta com duas das maiores margens de vitória em eventos individuais.Screen-Shot-2015-08-17-at-7.18.24-PMA ginasta terminou suas duas semanas de dominação Olímpica, servindo como porta-bandeira para a cerimônia de encerramento na noite de domingo. Todavia isso é só o começo, Biles e sua equipe vai fazer um tour por 36 cidade dos EUA, a partir de 15 de setembro.

Não, vocês não vão encontrar um monte de artigos que falem sobre sua herança haitiana ou menções de que ela tem ascendência haitiana, porém nós pensamos que  essa é uma grande informação para se compartilhar com os nossos leitores.  Tendo em vista que este é um pais que foi um marco na luta da história dos povos negros na América.

A noite o saltador de obstáculos do Haiti, Jeffrey Julmis teve uma queda infeliz no início da corrida, Simone Biles mostrou-lhe todo o seu apoio através do  seu Twiter pois gosta de postar no micro blog. Em um esforço para manter os nossos espíritos unidos ao atleta do Haiti, nos enviou esta imagem junto com muitos outros tweets de inspiração a Jeffrey  para faze-lo saber que a sua coragem para continuar tornou-se um exemplo para todo o mundo. berman“É uma coisa maravilhosa”, disse o pai-avô a um programa de esporte dos EUA, quando perguntado sobre que tipo de conselho ele daria para as pessoas que consideram a possibilidade de adoção de uma criança. “Dá-lhe a oportunidade de enriquecer a vida de si mesmo e da criança, e enriquecer a todos que estão envolvidos em sua vida.

“Criar filhos é simplesmente uma coisa maravilhosa. Você começa a vê-los crescer e ser uma parte disso e eu não consigo pensar em nada mais satisfatório. É uma questão importante e eu só podia dizer coisas boas sobre isso “.

Por: Dnr Gabriel

 


0 comentário

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: