O racismo no Brasil e suas peculiaridades…

Publicado por Griot Brazil em

Uma professora de Macaé foi denunciada na ouvidoria da prefeitura por passar um filme que trata da cultura negra. Sabrina Luz, do Colégio municipal Professora Elza Ibrahim, no bairro Ajuda de Baixo, exibiu a obra na aula de Geografia para alunos do 6º ano, que tem uma média de 12 anos. A denúncia, feita no fim de maio, partiu de um pai de aluno que não se identificou. O EXTRA

Como enfatizou o amigo  Norival Vicente Junior “A obra que foi apresentada pela professora denunciada foi o filme “Besouro”, que conta a vida de Besouro Mangangá, interpretado por Ailton Carmo, um capoeirista brasileiro da década de 1920. Segundo Sabrina, a obra é baseada em fatos reais sobre um levante no recôncavo baiano liderado pelo capoeirista.”

esse é o filme que ela mostrou aos alunos:

https://www.youtube.com/watch?v=GxG1D9I_tk0

vale a pena assistir e chegar como eu à conclusão de que a razão da “denúncia” foi uma coisa que tenho denunciado há muito e não cansarei de repetir: existe uma perseguição sistemática à herança cultural de África. os símbolos, as religiões, as línguas, a História…

esse filme mostra a estória, baseada em fatos reais, do capoeirista Besouro e sua luta pelos direitos dos negros no recôncavo baiano nos anos 20. É uma estória atualíssima e inspiradora.


0 comentário

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: