O Troféu Raça Negra não precisa usar nossa história para premiar seus donos…

Publicado por Griot Brazil em

O Troféu Raça Negra que a meu ver tem o nome completamente equivocado usa a história do nosso povo para premiar e dar emprego aos brancos. Já estamos de olho nesse tal Troféu de meia tigela faz tempo, mas esse ano eles se superaram  e vieram com carga total Chico Spinoza Carnavalesco, figurinista e comentarista de Carnaval da Rede Globo é o Diretor Artístico e as sumidades brancas não param por ai temos a Cármen Lúcia atual presidente do STF, Tia Eron( que não é branca, mas é como se fosse) Claudio Lamachia presidente da OAB e pasmem Geraldo Alckmin entre outros.  Como se já não bastasse uma heresia foi cometida colocaram o lendário ex-senador Jesse Jackson respeitado por sua luta pelos direitos civis americanos no  mesmo palco que esse sujeito , ai acabou pra mim, isso foi o fim da picada.carmen-lucia-ministra-11-11-09Não que eu tenha algo contra ou a favor a essas personalidades citadas.  Para  mim particularmente como sendo uma pessoa de fora desse negocio vejo que existe apenas muita contradição em se fazer um Troféu intitulado de RAÇA NEGRA e sair por ai premiado brancos e todo tipo de figura nada a ver com a luta do povo preto.

Entendo que se é um troféu voltado a população negra que historicamente vem sendo sub-representada nos mais variados setores dessa sociedade, devia pelo menos ter um minimo de coerência ao escolher a quem irão dar esse tal Troféu, mas enfim o Troféu é deles eles dão a quem quiser. Só não deviam usar a história de um povo tão sofrido e perseguido para fazer propaganda barata para senhores e senhoras de engenho. Quando não Capitães do mato de todos os matizes.Jesse-Jackson-Hero-AB.jpegBom! O Troféu Raça Negra é realizado pela ONG Afrobras, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, desde 2000, e foi instituído durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. A partir de 2004, se tornou anual sempre reconhecendo a atuação de pessoa de destaque da comunidade negra nacional ou internacional, que contribuiu para a construção de uma sociedade plural. Pelo menos isso é o que eles afirmam, porém na pratica não é o que vem ocorrendo, por isso não podemos nos calar e aceitar passivamente que usem nossa história dessa maneira.

Mudem o nome e vida que segue o que não pode é ter um prêmio com esse nome e sair por ai premiando os brancos como se não tivéssemos pessoas negras atuantes nessa sociedade.

Por: Julia Noiz


1 comentário

Avatar

anisioluiz2008 · 23/11/2016 às 2:41 pm

Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: