Preto e dinheiro são palavras rivais! Porque?

Publicado por Griot Brazil em

Não faz muito tempo e eu estava procurando umas imagens de dinheiro para ilustrar uma matéria que faria para o nosso blog/site. Qual não foi a minha surpresa quando me dei conta de que todas é isso mesmo, todas as imagens que tinham pessoas com dinheiro ou mãos segurando notas de dinheiro eram simplesmente brancas. Então, isso me fez refletir um pouco. 

Qual a razão para não se ter negros segurando notas de dinheiro, ou mesmo os motivos que o robô do Google teria para simplesmente associar que negros não podem segurar notas de maior valor, mas podem estar associado a fome, a miséria e a pobreza? Ah! Não é o Google que determina isso, mas o próprio robô de busca. Uh! Sei… Agora eu entendi. Já criaram “Inteligência Artificial” e ao que parece a visão de mundo dela é bem parecida com a visão dos brancos racistas que povoam o planeta terra. Nossa! Incrível isso né…dinheiro-1Desde que eu comecei a lidar com a internet eu sempre soube que havia uma mão humana por trás desses algoritmos  ou mesmo por trás das configurações dos sites, sejam eles de busca ou não, mas agora pelo que vejo existe um robô racista a solta na rede e ele é muito preciso nas suas associações. Definitivamente nada mais me surpreende nesse mundo. 

Me lembro que no ano passado o “Oscar” causou polêmica ao não indicar nenhum negro para as categorias principais. Ai surgiram todo tipo de argumentos toscos e idiotas tentando justificar tal fato. O primeiro e mais usado é que não existiam negros competentes para concorrer e se quiséssemos estar lá, tínhamos que fazer melhor. Pois bem passado apenas um ano e surgiram vários, não um nem dois mais vários talentos negros aptos a pelo menos serem indicados para as mais diversas categorias. O que aconteceu de tão formidável em apenas um ano que pode ser capaz de fazer aparecer do nada talentos negros na dramaturgia?dolar

Ou será que não seria a vergonha e a falta de ética de certos “profissionais”, a palavra profissionais esta entre aspas, pois acredito que esse termo não pode ser usado para definir pessoas racistas e pouco dadas a diversidade. Afinal, a história tem nos mostrado que não é a cor da pele que define caráter ou mesmo competência. 

Pois se fosse assim o homo sapiens não teria nascido na África numa região onde as pessoas tem a pele escura. Logo também a maior parte do universo que é composto por matéria e energia escura, ou seja negra para ser mais preciso e didático, não deveria ser dessa cor, já que essa é uma cor amaldiçoada, não é? 

Bom! A internet é para o proveito de  todos os povos e não foi produzida e nem elaborada por uma única etnia ou raça pelo que eu sei, e olha que não sou  lá um especialista nesse bagulho. Todavia, sei que existem pessoas de todas a cores, religiões, saberes e orientação sexual trabalhando nessa parada para que possamos todos usufruir desse maravilhoso mundo digital. Então, quando eu digo todos não estou me referindo a uma espécie ou a um grupo social, mas a todas as pessoas sem determinismos idiotas ou mesmo preconceitos que não raro tem sido a tônica desse mundo digital.dinheiro-5

 Olhando por esse lado não podemos nos surpreender que o Donald Trump tenha sido eleito presidente dos EUA. Afinal, essa mentalidade esta posta a muito tempo e ele apenas esta dando continuidade ao que outros como ele fizeram tempos atrás. Num período não muito distante tanto nos EUA como no resto do mundo a população negra não podia nem se quer se dar ao direito de opinar sobre certos assuntos, pois graças ao racismo forjado e construído para esconder a história de descobridores do povo preto, nós éramos considerados inaptos ou incapazes por pura e simplesmente sermos negros. Nunca houve uma base sólida que apoiasse essa visão retrograda, mas ela se perpetuou até os dias de hoje. E mesmo o mundo tendo evoluído as pessoas continuam vivendo em sua redoma cibernética que mais parece um casulo construído para protegê-los(as) da verdade inevitável, vocês não são e nem nunca foram superiores em nada, apenas tiveram mais oportunidades dentro desse sistema que foi criado a partir do roubo de legados e também com o sangue e o extermínio de outros povos. Em breve retomaremos este tema… 

 

Por: Prettu Júnior


0 comentário

Deixe aqui o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: